segunda-feira, 23 de março de 2009

Hiraiwa, George


“Meu avô era um homem técnico, perpiscaz, inteligente. Foi um dos pioneiros de Londrina e seu nome estará gravado junto ao Mural na Praça do Centenário, quando será inaugurado dia 22 de junho de 2008. Aliás, junto com o nome do sr. Hikoma Udihara. Eles são os únicos que constam, estarem aqui em 1929. Meu avô foi um dos fundadores da Cooperativa Agrícola Cotia. Com um grupo de amigos fundou a primeira incubadora de ovos de Londrina. E deixou um grande legado de exemplo, caráter, determinação.”
(George Hiraiwa)



Kazuta e Kei Imagawa deixaram Hiroshima em 17 de abril de 1929 e desembarcaram no Brasil, numa manhã fria do mês de junho. Estavam a bordo do navio La Plata Maru, ao lado de centenas de imigrantes. Chegando a Santos foram para a região de Cambará, no Norte do Paraná, levando com eles pouca bagagem e um coração cheio de expectativas, sonhos e planos. Mas a vida na lavoura foi dura. Com eles vieram os filhos Akira, Hisako, Sawaiti e Shozo. Uma filha foi deixada no Japão. A história da imigração é contada pelo neto George Hiraiwa, grande empresário londrinense, casado com Elenice Mieko Hiraiwa, pai de Vitor, 21 anos, Gustavo, 19, e Leonardo, 13. “Meu pai, Tetsuya, foi o primeiro a nascer no Brasil. Depois de Cambará, onde trabalharam duro na lavoura, meus avós se mudaram para Jataizinho e em 1929 conseguiram comprar um lote de terra, hoje, o Jardim Imagawa. Meu avô foi um homem próspero, trabalhador, teve terras e uma granja. Participou da fundação da primeira escola japonesa de Londrina, foi um dos introdutores da uva Itália no Paraná, grande incentivador dos esportes, especialmente o atletismo. Meu pai e meu avô deixaram o ensinamento de estarmos sempre envolvidos com um esporte dentro da comunidade. Meu avô faleceu em 1977 e logo depois, minha avó, em 1980. Nós perdemos nosso pai jovem ainda. Minha mãe, Sayoko Hiraiwa Imagawa, tem 75 anos, mora comigo, é lúcida, ativa, dirige e é participativa nas atividades da comunidade nipo-brasileira”, comenta. George é formado pela Faculdade de Agronomia Lins de Queirós, em Piracicaba (SP), em 1982. Foi presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) gestão 2000 a 2002, fundador do Sicoob Norte do Paraná (do qual é presidente). Também trabalhou ativamente nos preparativos dos festejos Imin 100 anos. Joga beisebol com os filhos na Acel e dirige as empresas familiares ao lado de mais três irmãos. “Roberto é casado com Regina, pai de Roberta e Renata. Jun é casado com Marta, pai de Camila, Carlos, Marcos e Marcelo. Edson é casado com Érica e tem um filho apenas, Eduardo. Nós temos empresas nas áreas de alimentação, telecomunicações, tecnologia da informação, distribuidora em ferramentaria de corte industrial, agropecuária e incorporadora. Estamos sempre juntos. Mesmo a vida sendo corrida para todos, fazemos questão de partilharmos tudo, sempre tendo minha mãe Sayoko, como a base e a estrutura familiar.” O último filho do casal imigrante Kazuta e Kei Imagawa, Hisao, casado com a senhora Hatue, tem três filhos: Érica, Márcio e Rinando. Eles moram na chácara Primavera, em Ibiporã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário