segunda-feira, 23 de março de 2009

Matsuo, Chinzoo


“Eu amo fotografia. Tive uma sala na rua Minas Gerais, era fotógrafo comercial. Depois minha mulher quis abrir o restaurante. Passados alguns anos, contratamos um cozinheiro chinês e nos tornamos pioneiros neste setor gastronômico.”
(Chinzoo Matsuo)



A família Matsuo tem sua história iniciada na Província de Saga-Ken com o sr. Mineso Matsuo, que nasceu no Japão e aprendeu o ofício de fotógrafo. Em 1919, ele e a esposa, Yotsu, vieram para o Brasil com um casal de filhos. Desembarcaram no porto de Santos e seguiram para o município de Água Limpa (SP), onde começaram a trabalhar na agricultura. Na roça, Mineso contraiu malária e, em razão da doença, deixou o campo e se mudou com a família para a cidade de Valparaíso (SP). Por fim, veio para Londrina, em 19 de janeiro de 1937. A saga da família Matsuo é contada pelo senhor Chinzoo Matsuo, filho do casal imigrante. “Somados os filhos que nasceram no Japão aos que nasceram no interior paulista, o casal Matsuo teve oito – quatro homens e quatro mulheres. Praticamente todos nós enveredamos pelo mundo da fotografia. Foi quando meu pai batizou seu estabelecimento de Foto Nippon, tendo conquistado boa parte da colônia japonesa como clientela, além dos brasileiros”, recorda. Chinzoo Matsuo conta que o ponto comercial era um “puxado” coberto anexo à casa de madeira em que a família residia, na rua Quintino Bocaiúva. Alguns anos mais tarde, no início da década de 1940, a família e a Foto se mudaram para a rua Sergipe, próximo ao local onde por muito tempo funcionou o Nóbile Hotel. No início da década seguinte, novamente família e Foto se mudaram para a rua Minas Gerais, no local onde o filho mais velho, Chinzoo, abriria o restaurante Matsuo. Foto e restaurante funcionaram no mesmo endereço por cerca de quatro anos. O patriarca da família, Mineso Matsuo, um dos pioneiros da fotografia em Londrina, faleceu em 1969. Chinzoo e Fussako (Murakami) Matsuo se casaram e tiveram 6 filhos: Lídia, que reside em Nova York há 20 anos, Marjorie Matsuo que está em Curitiba. “Meus outros filhos, Ricardo, Sérgio, Hélio e Lino, estão todos em Londrina, no restaurante”, conta. A esposa faleceu em 1999. Aos 88 anos, o sr Chinzoo aparenta bem menos idade. Gosta de jogar snooker, tendo conquistado vários troféus. Mantém as tradições culturais japonesas e tem orgulho dos 50 anos de bons serviços prestados em Londrina. “Meu nome e do meu pai estão no Memorial dos Pioneiros, na Concha Acústica”, revela ele. “O melhor presente que Deus me deu foi a família. Somos unidos, almoçamos juntos, nos vemos toda semana. Tenho 10 netos: Marcelo, Juliana, Camila, Guilherme, Gabriel, Rafael, Priscila, Nicole, Mônica e Everton. E três bisnetos: Maria Eduarda, Pedro e Yui”, completa. Tenkei Matsuo, o primeiro dos filhos a nascer no Brasil, chegou a Londrina com 8 anos. De todos os filhos do casal era o mais resistente a trabalhar com fotografia. “Acabei precisando chamar a atenção do meu irmão. Foi quando ele mudou a forma de pensar. Acabou se apaixonando pelo ofício e se tornou repórter fotográfico da Folha de Londrina. Tenkei trabalhou com fotografia até os 80 anos. Nossa família fez história em Londrina”, conclui.

3 comentários:

  1. Boa tarde!
    Encontra se próximo estação Itaquera, senhor Sérgio Matsuo, morador de rua, creio que os familiares vestao a procura.
    Por favor meu wats 11954875305
    Espero que possamos ajuda lo.
    Encontrar seus familiares.

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando número de telefone do Sr. Hiroyuki Matsuo de Suzano, o pai dele trabalhava com fotos, a minha esposa era uma das prima dele.

    ResponderExcluir