segunda-feira, 23 de março de 2009

Okano, Water


“Meu pai foi um homem de visão. Com outros membros da Colônia Lorena deu aula na Escola Municipal Fernão Dias, uma escola modelo que se tornou referência em Londrina e região. Quando as autoridades federais visitavam nossa cidade, faziam questão de conhecer a escola que teve excelentes professores e um método de educação diferenciado e inteligente. Sem dúvida alguma, a escola marcou época e toda uma geração de bons profissionais.”
(Water Okano)




Em 14 de julho de 1909, na cidade de Hiroshima, nascia Eizo Okano. Com ele começava a saga da família Okano, que fez história no Brasil depois que aportou em Santos na primavera de 1927.
Eizo veio com os pais, Suejiro e Tsuneyo, e mais seis irmãos. Tinha 18 anos e ao lado da família buscava melhores condições de vida. A trajetória dos Okano é contada pelo professor Water Okano, neto do casal imigrante e filho de Eizo. “Meu pai estudou no Japão até o ensino médio. Com poucas oportunidades profissionais na época e vislumbrando os incentivos dados aos imigrantes, meus avós embarcaram numa empreitada que desafiava costumes, idioma, tradição e cultura. Foram tempos difíceis que eles viveram no Brasil.”
Quando a família Okano chegou ao Porto de Santos, foi enviada à zona rural para trabalhar na cidade de Promissão, no interior de São Paulo. Vencido o tempo acordado, a família mudou-se para Araçatuba, onde adquiriu propriedade rural. “Meus avós, pai e tios desbravaram a região com outros sitiantes, plantando arroz e café. Mais tarde meu pai separou-se da família e foi para a Comunidade Água Branca, em Guiaçara. Foi lá que ele deu início a uma bela trajetória como educador. Meu pai foi convidado a ensinar a língua japonesa para os filhos da comunidade. Conheceu minha mãe, Corina Mantovan, filha de Maria Helena e João Mantovan, também sitiantes, e depois de 3 anos casaram-se sob os protestos de toda a família e comunidade. Naquela época era quase certo, japonês casava com japonês. Mas o amor venceu. Enfrentaram a tudo e a todos. Meus pais mudaram-se para Bacuriti, no município de Lins, também no interior de São Paulo, onde ele lecionava língua japonesa e matemática. Minha mãe ensinava as outras disciplinas para os filhos dos sitiantes daquela comunidade”, relata Water.
Em 1948, a família transferiu moradia para Londrina. O casal Okano começa a dar aulas na Escola Municipal “Fernão Dias”, que se torna uma escola modelo, referência em Londrina e região. Water Okano conta: “A primeira escola da Colônia Lorena foi construída em 1937, sendo toda feita de palmito. Era para o ensino da língua japonesa e foram os próprios colonos que ergueram a escola. Eles queriam reforçar os costumes e os objetivos dos imigrantes japoneses. Em 1940 foi extinto o ensino da língua japonesa, em virtude da política governamental em relação ao ensino da língua estrangeira nas comunidades isoladas de imigrantes, dificultada pela guerra. A escola foi fechada. Em 1948 nascia, então, a Escola “Fernão Dias”, onde meus pais dariam aula por muito tempo. Foi criada pelos próprios colonos num terreno doado pelo senhor Iziro Menmoti. Até 1951 a escola só possuía até o 3º ano primário. Mais tarde foi ampliada, tornando-se oficialmente a primeira escola da zona rural e, também, a primeira escola a oferecer merenda escolar. Sem dúvida alguma, uma escola modelo.” A Escola Fernão Dias permaneceu de 1948 a 1970.
O casal Okano teve 7 filhos: Water, Warley, Walderez, Waldir e Walquiria, Helena Maria e Wani. “Meus pais sempre preservaram os estudos dos filhos. Sempre deram muita importância e priorizavam nossa educação. Na escola rural meu pai tocava órgão para os alunos enquanto eles faziam educação física. Minha vocação como educador herdei dos meus pais”, ressalta Water.
Eizo Okano faleceu em 1978 e Corina, em 1980. Tiveram os netos Ricardo, Luiz Rafael, Carolina e Emily (filhos de Water), Tania Mara, Valéria, Jânia, Lânia, Warley Junior (filhos de Warley), Suziane, Rejane e Fabiane (filhos de Walderez), Fabrício, Alex e Vinícius (filhos de Waldir), Cristian (filho de Walquíria), Ronan, Renata e Rafaela (filhos de Helena Maria), Vinícius, Luciana e Viviane (filhos de Vani).
Water Okano é professor reconhecido em Londrina, um grande educador. Estudou no Colégio Estadual de Londrina, fez faculdade de Matemática na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Atuou como inspetor de Ensino, responsável por nove municípios da região Norte Pioneiro, foi chefe do Serviço Administrativo da Superintendência do Ensino Superior da Secretaria da Educação, deu aula no Colégio Vicente Rijo e colaborou na criação do curso de Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1969, com outros professores, foi o criador do Curso Universitário, embrião do Colégio Universitário, que em 2008 completa 39 anos de atividades em Londrina. Foi membro do Conselho Diretor da Fundação do Ensino Técnico de Londrina, chefe do 4º Núcleo Regional de Ensino e fez especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana, na Universidade de Philadelphia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Casou-se com Emília, que veio a falecer em 1978. Com ela teve os filhos Walter, Walderez, Wagner,Werner, Waldeliz. Em 1980 casa-se com Wainy, com quem teve mais um filho, Wallner. Ao comemorar 50 anos de magistério, Water Okano recebeu uma série de homenagens de alunos e professores. Dos filhos, ganhou um livro contando sua trajetória no magistério paranaense, escrito por Teresa Godoy.
Water Okano é um dos proprietários do Colégio Universitário e diretor do Ensino Fundamental da instituição e educador em tempo integral.

8 comentários:

  1. PROFESSOR WATER OKANO,
    vamos sentir muitas saudades!

    Um grande Mestre, diretor super carinhoso, amigo, um grande homem... Uma grande perda! Estou muito triste, ainda não consigo acreditar...
    Profª Lu Machado

    ResponderExcluir
  2. Adoramos ter viajado contigo, prof Water!
    Sempro lembramos de voce com muito carinho!
    Saudades!
    Julia e Ling

    ResponderExcluir
  3. Jamais me esquecerei do Professor "Mário" (Eizo) Okano, da Porf. Corina e do Prof. Water.
    Com o Profr Mário aprendi a pensar. Anter de ser "acordado" pelo Prof Mário, eu não existia...
    Com o Porf Water aprendi a confiar em mim e a seguir resoluto a minha caminhada...
    Minha eterna gratidão aos meus inesquecíveis Mestres !

    ResponderExcluir
  4. Eu aposto que todos que comentaram aqui estudam ou ensinam ou fazem qualquer coisa no colégio universitário. gostaria de ter conhecido ele:(

    ResponderExcluir
  5. Caro,
    Sou trineto de Giovanni (ou João) Mantovan, pai de Corina Mantovan. Meu avo era sobrinho de Corina. O nome de sua mae esta errado, nao e Maria Helena, mas sim, Emma (ou Helena); nao tem Maria. Abs.

    ResponderExcluir