segunda-feira, 23 de março de 2009

Adati, Luiz Carlos


“Meu pai foi um exemplo para a comunidade.”
(Yosiko Endo Adati)


“Minha mãe guarda várias recordações do tempo que desfrutou na companhia dos meus avós Ihity e Hanako. E, ao lado do meu pai, Massaru, criou os filhos baseada nos melhores princípios de vida”.
(Luiz Carlos Adati)




O imigrante Ihity Endo deixou a Província de Fukushima em 1918. Era um adolescente em busca de melhores condições de vida, assim como seus pais. Para ele, ainda muito jovem, os dois meses passados em alto-mar era uma aventura que ficaria guardada na memória e no coração por toda a vida.
Ihity Endo casou-se com dona Hanako e fez história em Adamantina, no oeste paulista. “Tanto que há um bairro com seu nome, a Vila Endo, e um busto em uma praça, entre tantas outras homenagens. O nome do meu pai está ligado à própria fundação do município e, por toda a parte, ele é lembrado. Para os adamantinenses, meu pai foi um exemplo. O que mais surpreende em sua história é o fato de ele, apesar de ter começado a trabalhar muito jovem, ter tido uma visão empresarial que poucos imigrantes tiveram, principalmente se for considerada a dificuldade que representava viver em um país com língua e costumes totalmente diferentes”, conta Yosiko Endo Adati, 71 anos, matriarca da família. Ela tem boas lembranças dos pais, que foram exemplo de vida criando os 10 filhos: Nair, Keniti, Maria Yosiko, Katsue, Noboru, Taqueshi, Yukiko, Yaeko, Mary e Gilberto.
Yosiko Endo Adati tinha 16 anos quando seus pais hospedaram, durante uma semana, dois membros da família imperial japonesa com a visita do príncipe Kouchi Outani e sua esposa, a princesa Satoko Outani, irmã mais jovem da imperatriz Nagako, esposa de Hirohito. “Foi em 1952 e marcou para sempre nossa família”, relata.
O casal imperial voltou ao Brasil pouco tempo depois, mas em outra cidade do Estado de São Paulo. “Meu pai havia falecido em meados de 1953, e minha mãe, que foi à recepção oferecida ao casal, foi imediatamente reconhecida. A princesa Satoko pegou nas mãos da minha mãe, perguntou por nós e lamentou a morte do meu pai. Ela quebrou o protocolo ao se levantar e falar com minha mãe”, afirma.
Ihity Endo faleceu em 24 de junho de 1953, aos 49 anos, vítima de um acidente de carro. A morte do imigrante e pioneiro, causou forte abalo à população de Adamantina, onde era muito querido. Para a viúva, dona Hanako, foi uma tragédia dolorosa: ela estava grávida do décimo filho, mas enfrentou com coragem a adversidade. “Foram 40 dias de luto. A família chegou a receber telegrama de condolências do príncipe Outani, datado de 31 de julho de 1953”, conta Maria Endo Adati.
Yosiko Endo Adati nasceu em Duartina. Ela e o marido, Massaru Adati, se casaram em 1956. Vieram para Londrina em 1960. O casal teve seis filhos: Luiz Carlos Ihity, Carlos Aberto Massaru, Elizabeth Yoshiko, Marino Tadashi, Paulo Cezar Akihito e Maria Rosa Katsue.
O engenheiro agrônomo Luiz Carlos Adati, coordenador geral do Imin 100 do Paraná, é também um empresário de sucesso, tendo agregado diversos cargos na sua trajetória profissional. Dinâmico, visionário, ele é sócio diretor do Estacenter Parking e atua em seis Estados: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, desde 1991. Além disso, Adati exerceu as funções de presidente do Conselho Municipal de Turismo, diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina, diretor da Codel Turismo, diretor regional da Câmara de Comércio Brasil-Japão do Paraná , vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. Foi diretor da Associação Cultural e Esportiva de Londrina e vice-presidente da Associação Brasileira dos Estacionamentos. Casado com a psicóloga Ione Taki Adati, é pai de Lucas e Luís Augusto.
Conhecedor de diversas culturas, Luiz Carlos Adati esteve na comitiva de Missões Econômicas ao Japão e Ásia por cinco vezes. No Japão, esteve representando o Paraná como líder nikkey no Programa Ministério das Relações Exteriores, representando o prefeito de Londrina na cidade de Nishinomiya e na cerimônia oficial das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, realizada em Tokyo e Kobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário