segunda-feira, 23 de março de 2009

Pozza, Yda Katsumi Masaki


“Meu avô e meu pai foram pioneiros no ramo de flores. Eles gostavam tanto, que por puro capricho montaram o Recanto Paraíso, no Aeroporto, e que acabou virando ponto turístico, em Londrina, na década de 40.”
(Yda Katsumi Masaki Pozza)



“Meus avós Yosaku e Kinu Masaki vieram para o Brasil trazendo meu pai, Tomio, com apenas 12 anos de idade. Eles eram provenientes de Yamaguchi-Ken. Está fazendo 75 anos que eles imigraram para o Brasil.” Quem relata a história da família é Yda Katsumi Masaki Pozza, filha do casal e que aos 4 anos de idade já acompanhava o pai nas feiras em bairros de Londrina. “Meu pai cresceu na lavoura trabalhando junto com os meus avós. Quando aportaram no Brasil, eles foram enviados para Assaí, no Norte do Paraná. No Brasil, minha avó teve mais três filhos, além do meu pai. Fixaram residência em Londrina”, conta Yda.

Tomio Masaki casou-se com Shimeko, também imigrante, filha de Mimi Kiti e Kayo Nakahara, provenientes de Fukuoka. Eles tiveram 4 filhos: Hugo, Yda, Norma e Marcos (já falecido). Em Londrina, Tomio e Shimeko fizeram história. “Meu pai sempre foi apaixonado por flores. Na década de 40 ele inaugurou o Recanto Paraíso, no Aeroporto, e que ficou sendo o ponto turístico da cidade. Ele era muito caprichoso, o ponto tinha riacho, pedras, ponte pênsil, bar, templo, e meu avô fazia com que todos os filhos cantassem e tocassem algum instrumento. Lá, acontecia as apresentações. Meu pai e meu avô nunca cobraram nada dos turistas e de ninguém. A visitação era gratuita, mas infelizmente os próprios turistas foram depredando o local e meu pai acabou desistindo de investir. Foi uma pena. Quando acabou eu tinha 4 anos, mas me recordo do Recanto, era lindo”, revela.
Yda começou a acompanhar os pais à feira e observava a maneira com que o casal Shimeko e Tomio Masaki vendia flores. A paixão foi crescendo. “Fui virando comerciante. Aprendi a vender flores e frutas. E gostava de estudar. Esse interesse pelos estudos é de família. Herdei do meu avô paterno que era diretor de uma escola no Japão”, revela.
Hoje, Yda é dona da Floricultura Shangri-lá, a maior do norte do Paraná. “Com meus pais aprendi muito. Há 50 anos trabalho com flores, mas desde pequena estou envolvida com elas.” Esposa de Luis Alberto Pozza, mãe de Jefferson, Jackson, Jeniffer e Jonathan, Yda é o tipo de mulher que faz de tudo um pouco e não reclama. Seu dia-a-dia não se resume ao balcão da Floricultura, ao contrário, ela está sempre envolta com os afazeres dos filhos e com alguns hobbies que não dispensa. “Depois de 25 anos retornei ao piano, faço aulas de canto e durante 8 anos cultivei 6 mil orquídeas.” Atualmente, o orquidário não existe mais, porém a paixão por essa flor é incontestável. “Amo orquídea, cheguei a cuidar de 6 mil. Mas não dispenso um belo antúrio. Ele também me fascina. Tudo isso herdei do meu pai e do meu avô. Sinto saudades do Recanto Paraíso tão bem cuidado por eles. Na minha lembrança está registrada a visita de turistas do mundo todo, que faziam questão de vir a Londrina para conhecer de perto aquele pequeno paraíso”, conclui Yda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário