segunda-feira, 23 de março de 2009

Kuabara, Marcos


“O pioneirismo, a esperança e a coragem de meus avós e pais são os pilares que sustentam as nossas vidas.”
(Marcos Kuabara)




Foi a bordo do navio Itsukushima Maro, no dia 1º de maio de 1912, que imigrou o casal Kimio e Katsuma Kuabara, proveniente de Kumamoto Ken. “Meus avós vieram para o Brasil em busca de oportunidade e prosperidade como todos os imigrantes. Logo que chegaram foram para a Fazenda Dumont, da família de Santos Dumont, no interior de São Paulo, onde trabalharam arduamente na lavoura. Mais tarde compraram um sítio para o plantio de café e outras culturas, em Guaimbé, interior de São Paulo, e lá permaneceram durante 20 anos. Com as constantes pragas da lavoura e perda da colheita, mudaram-se para Arapongas, em 10 de novembro de 1949”, relata o neto Marcos Kuabara, dentista em Londrina.
No Brasil, o casal Kimio e Katsuma constituiu família. Tiveram oito filhos: Yoshie, Tsutomu, Katsuko, Masaru, Yoshiko, Yatio, Yaeko e Toshiko. “Meu pai, Masaru Kuabara, casou-se com a minha mãe, Haruka, em 14 de fevereiro de 1953, na cidade de Arapongas. Trabalharam no comércio e na lavoura, e fixaram residência em Arapongas, onde moram até hoje”, conta Marcos, que tem 4 irmãs: Irene, Maria de Lourdes, Rosa e Celina. “Eu nasci em Arapongas, mudei-me para Londrina em 1984 quando ingressei na Universidade Estadual de Londrina, onde cursei Odontologia. Depois viajei muito me especializando em cursos tanto no Brasil como no Exterior e sou casado com Juliana Sacani, também dentista.”
Marcos Kuabara fez residência no Hospital do Câncer de Londrina e mestrado em cirurgia bucomaxilofacial, é diretor e coordenador do curso de especialização em implantes dentários na IMPPAR, é diretor e fundador da Sociedade Paranaense de Osseointegração, e tem sua clínica particular em Londrina. “Minha irmã Irene é gerente financeiro de uma empresa em Arapongas, Maria de Lourdes é casada, mãe de Gabriel e Éric, faz trabalho voluntário em São Paulo. A outra irmã, Rosa, também é casada e tem dois filhos, Douglas e Bruna, e tem duas empresas na área de alimentação, em Jundiaí. Celina, também casada, é mãe de Vinicius e Camila e é supervisora no departamento de informática de um banco em São Paulo”, explica.
Os pais, Haruka e Masaru, atualmente residem em Arapongas. A família se reúne nas datas comemorativas como, aniversários, Natal e Ano Novo. “Mantemos algumas tradições como, falar em japonês entre os familiares, fazer a comida típica japonesa em casa e freqüentamos a Associação Japonesa, entre outras.” Marcos Kuabara relata algumas histórias dos avós imigrantes: “Meu avô contava que, a viagem para o Brasil foi uma aventura inesquecível, chegando aqui, encontrou a primeira dificuldade que era a língua local, depois o clima, mas ficou impressionado com a quantidade de terras para cultivar, e foi dessa atividade que ele conseguiu formar e sustentar toda a família. Seus conselhos eram providos de extrema simplicidade e de grande conteúdo. Meu avô costumava dizer para ‘trabalharmos sem prejudicar ninguém e dar o nosso melhor’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário