segunda-feira, 23 de março de 2009

Seki, Mário


"Dona Massako: uma imigrante determinada."
(Mário Seki)


Massako Sato Seki nasceu na Província de Fukushima, dia 11 de setembro de 1927, sendo a matriarca de um dos núcleos da família Seki, em Londrina. Em 1934, para fugir das dificuldades econômicas, o padrasto, Shitibe Sato, a mãe, Toyo, irmãos e irmãs, mudaram-se para o Brasil, em busca de trabalho e riqueza, acompanhando o intenso fluxo imigratório de japoneses da época. Depois de aportarem em Santos, passaram brevemente por Mogi das Cruzes, no interior paulista, e depois, por Assaí, na secção Roseira, onde trabalharam durante muitos anos na lavoura de café. Ao lado de seus pais e irmãos, Massako cresceu, trabalhou e estudou, concluindo o curso primário. Casou-se aos 18 anos com Keiyame Seki, carpinteiro. O casal teve três filhos: Clóvis, Mário e Lina Midori, todos naturais de Assaí.
Em 1948, logo após o nascimento da filha caçula, separou-se do marido, gesto raro para a época, ainda mais se tratando de uma família japonesa. Com os três filhos menores mudou-se para Londrina e trabalhou durante vários anos como cozinheira e garçonete no Restaurante Oriente, de propriedade de seus familiares. O estabelecimento comercial, que se localizava na rua Quintino Bocaiúva esquina com Benjamin Constant, servia refeições comerciais. Com a mudança de seus pais e irmãos para Cambé, e mais tarde para São Paulo, dona Massako adquiriu o restaurante da família.
Os filhos de Massako receberam educação pré-escolar na então Igreja Honganjin e aulas de japonês e judô no Tenri Kyo, ambos localizados na rua Fernando de Noronha. Os estudos primários foram todos realizados no Colégio Hugo Simas e os secundários, no Colégio Estadual Professor Vicente Rijo, na rua São Salvador, onde atualmente está o Colégio Marcelino Champagnat. A família também participava das atividades recreativas, sociais e esportivas da Associação Cultural e Esportiva de Londrina, integrando o “diu gô kume” (15a. secção).
No início da década de 1970, dona Massako, que também era conhecida como “dona Elisa”, mudou de atividade, iniciando-se no ramo de bar e lanchonete, um pouco mais adiante, na mesma rua Quintino Bocaiúva. Nesse estabelecimento, onde servia lanches, refeições comerciais e pratos japoneses, trabalhava das 6 às 22 horas. Com essa intensa dedicação e determinação, conseguiu graduar três filhos na Universidade Estadual de Londrina. Faleceu em 1976, aos 49 anos de idade.
A filha caçula, Lina Midori Seki, também residente em Londrina, exerceu a profissão de advogada durante anos, trabalhando em diversos escritórios e empresas conceituadas da cidade. Foi também uma dedicada artista plástica. Casada e desquitada de Alceu Dias, faleceu em 2002, aos 53 anos, deixando um filho, Mário Clóvis Seki Dias, publicitário, sócio da empresa OZ Propaganda. Ele tem um filho, Igor, e está casado com Milena, advogada.
Clóvis Toiti Seki é médico e exerce a especialidade de acupuntura em São Paulo, onde passou a residir após concluir residência médica em clínica cirúrgica no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina. Tem vários trabalhos científicos publicados na área de medicina do trabalho. Casou-se e separou-se de Marilena Borek Seki. Ele tem três filhos: Marcel, advogado, Ana Elisa, médica, e Ana Helena, estudante de Direito. Clóvis tem dois netos, Bruno e Gabriel.
Mario Seki é médico patologista clínico do Labmed/Labimagem-Diagnóstico Avançado em Medicina, localizado na Avenida Bandeirantes, em Londrina. Casado com Matiko Okabe Seki, farmacêutica-bioquímica, tem três filhos, todos solteiros: Marisa, médica e residente da Santa Casa de São Paulo, Márcio, formado em Hotelaria e Turismo, e Marcos, estudante de Medicina. O médico Mário Seki reside em Assis, no interior de São Paulo, mas trabalha regularmente em Londrina desde 1984. Concluiu recentemente pós-graduação na mesma UEL, titulando-se como Mestre e, depois, como Doutor em Medicina; tem vários trabalhos científicos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais. Matiko é titulada como Mestre em Saúde Coletiva pela UEL, e também tem vários trabalhos publicados em conjunto com o marido.

2 comentários:

  1. Tive oportunidade de trabalhar com Dr. Clóvis Toiti Seki meu grande inesquecível amigo, uma pessoa excepcional guardarei sempre em meu coração

    ResponderExcluir
  2. Me tratei com ele em acupuntura durante anos! Pessoa nota 10! Que ele esteja em paz, onde estiver.

    ResponderExcluir